Fiquei desempregado, preciso pagar pensão?
Sabemos que ser pai não é tarefa fácil, pois além da pensão ele tem um papel fundamental na criação de seus filhos. Garantir um bom desenvolvimento para a criança e ter as condições necessárias para isso é o que mais gera conflito entre as famílias. Mas estou desempregado, preciso continuar pagando a pensão?
Pensão Alimentícia
O objetivo da pensão alimentícia é garantir à criança o básico para a sua sobrevivência. Mas fique atento, estamos destacando o papel de um pai, mas a mãe também não fica isenta da pensão caso o pai tenha a guarda!
Perdi o emprego, e agora?
De imediato você deve saber que não é possível parar de pagar a pensão só porque ficou desempregado. Se você parar de pagar, os benefícios atrasados poderão ser cobrados judicialmente com juros e correções. Se você acha uma “injustiça”, pare um pouco e pense na criança: se ficar desempregado uns 6 meses, quem vai ajudar na educação, saúde e alimentos de seu filho? Pois é.
Se você ficou desempregado e o valor definido para a pensão foi estabelecido por um acordo entre o casal, você pode tentar ter uma conversa sobre reduzir o valor da pensão enquanto está desempregado. De acordo com o Código Civil:
Art. 1.699 – Se, fixados os alimentos, sobrevier mudança na situação financeira de quem os supre, ou na de quem os recebe, poderá o interessado reclamar ao juiz, conforme as circunstâncias, exoneração, redução ou majoração do encargo.
Outra opção para o pagamento da pensão alimentícia
Se você realmente não tiver nenhuma renda para pagar a pensão e todas as possibilidades de cobrança forem esgotadas, a pensão alimentícia poderá ter que ser paga pelos avós. Vale lembrar que toda e qualquer mudança nas condições financeiras deve ser avisada imediatamente ao juiz.
Mas se você não sabia de tais possibilidades e apenas parou de pagar porque ficou desempregado, a dica é procurar com urgência a ajuda de um profissional especializado para regularizar a sua situação.
Ficou com dúvidas sobre pensão alimentícia? Deixe o seu comentário, será um prazer orientá-lo! Entre em contato pelo WhatsApp através do link http://bit.ly/2WP6I1X